Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glamour da Palavra

Um blog que tem de tudo um pouco. «EU POSSO RESISTIR A TUDO EXCETO À TENTAÇÃO»

Um blog que tem de tudo um pouco. «EU POSSO RESISTIR A TUDO EXCETO À TENTAÇÃO»

Dia Mundial da Fotografia

O Dia Mundial da Fotografia comemora-se a 19 de agosto.


Origem da data


“A celebração da data tem origem na invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre em 1837.


Mais tarde, em janeiro de 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção do daguerreótipo e a 19 de agosto do mesmo ano o governo francês considerou a invenção de Daguerre como um presente "grátis para o mundo".
Outro processo fotográfico - o calótipo, inventado também em 1839 por William Fox Talbot, fez com que o ano de 1839 fosse considerado o ano da invenção da fotografia.”


Comemoração da data


“No dia Mundial da Fotografia decorrem várias iniciativas para celebrar a data, como por exemplo, workshops, maratonas de fotografia, concursos e palestras. O Dia Mundial da Fotografia consiste na celebração da arte de fotografar. Desde o fotógrafo amador ao profissional, neste dia o objetivo é reviver o amor pela fotografia. Com a proliferação da fotografia digital e dos telemóveis com câmaras, praticamente qualquer pessoa pode aventurar-se na fotografia no mundo atual.


A fotografia serve para eternizar momentos, para guardar recordações, para contar histórias em imagens, sem palavras, para mostrar um modo pessoal de ver o mundo ou simplesmente para dar prazer ao fotografo.”


Encontrei estas descrições num site durante uma pesquisa que fiz. Está praticamente tudo dito. Hoje em dia é muito fácil fotografar e nem é preciso uma máquina fotográfica profissional, qualquer pessoa com um smartphone consegue captar momentos únicos para mais tarde recordar. A fotografia faz relembrar momentos vividos anteriormente, faz elevar o pensamento.

DSC_0004 (1).JPG

 Nossa Senhora da Redonda, uma imagem muito valiosa. Está ainda mais embelezada pelos fios de ouro que lhe puseram no dia da sua romaria, segunda e terça-feira de páscoa. Esta imagem representa a grande devoção dos Alpalhoeiros.

DSC_0031.JPG

 Candeeiro da Sé de Portalegre. Uma fotografia tirada numa cerimónia especial.

DSC_0033.JPG

  “Viva a Alpalhão” - Um dos maiores símbolos alpalhoeiros, o traje, embelezado por ramos de flores e fios de ouro.

DSC_0065.JPG

Sé de Portalegre. Uma fotografia tirada por acaso. Uma imagem que adoro e que se identifica com linda cidade de Portalegre.

DSC_0200.JPG

Alpalhão é a “minha terra”, para assinalar o Dia Mundial da Fotografia (2016) nada de como ir à varanda e fotografar o que ainda resta do castelo. “De casas branquinhas se enfeita a nossa terra”. Um fotografia que mostra a Torre do Relógio, o que resta do castelo, chaminés antigas e telhados de antigamente.

DSC_0445.JPG

 Uma coluna perdida na imensidão azul. Um pequeno recanto da Cidade da AMMAIA.

 

Mais fotografias disponiveis em:

https://www.facebook.com/fabio.belo.566/media_set?set=a.10207327994931342.1073741831.1029674017&type=3

Fábio Belo