Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glamour da Palavra

Um blog que tem de tudo um pouco. «EU POSSO RESISTIR A TUDO EXCETO À TENTAÇÃO»

Um blog que tem de tudo um pouco. «EU POSSO RESISTIR A TUDO EXCETO À TENTAÇÃO»

Feira dos Enchidos - Alpalhão

A primeira edição da Feira dos Enchidos decorreu a 29 de março de 1996. Nesta primeira edição, que decorreu no antigo matadouro de Alpalhão, o evento consistiu na matança do porco pela manhã, na hora de almoço foi servido o Arroz de Cachola, que foi preparado no decorrer da manhã. Após o almoço, deu-se por encerrado o evento. Este evento surge quando o senhor António Serafim estava à frente do executivo da Junta de Freguesia de Alpalhão.


A feira decorreu no matadouro até ao ano de 2000. A partir desse ano a feira passou para o Largo da Devesa, já com o apoio da Câmara Municipal de Nisa. As primeiras edições da feira eram organizadas pela Junta de Freguesia de Alpalhão e, por ser um evento pequeno, não tinha qualquer tipo de apoio ou patrocínio. Até 2000 realizava-se após a Páscoa, com a mudança de espaço e devido à grande adesão, passou a ter lugar no fim-de-semana quinze dias antes da Páscoa. Fim-de-semana que coincide com a majestosa Procissão dos Passos. A inauguração do Jardim da Devesa no ano de 2004 marcou a história da Feira dos Enchidos de Alpalhão, pois neste ano a feira teve lugar em dois dias, sexta e sábado.


A Feira dos Enchidos consiste na divulgação de produtos regionais e locais, de modo a trazer grandes benefícios para a economia local, uma vez que todas as salsicharias locais e boleiras têm a oportunidade de apresentar os seus produtos, bem como de vende-los. Nesta feira pode encontrar os enchidos de Alpalhão, as tradicionais “Mijoninhas”, o bolo de festa, as queijadas, as empadas, entre outros produtos. Outro grande foco da feira é o tradicional Arroz de Cachola Alpalhoeiro servido ao almoço bem como a feijoada alentejana servida ao jantar.
Esta feira trás novos visitantes à notável vila de Alpalhão, o que contribui para o seu desenvolvimento, bem como a apreciação dos seus produtos. A Feira dos Enchidos está a crescer de ano para ano ganhando assim grandes proporções.


Fábio Belo

DSC_0522.JPG