Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glamour da Palavra

Um blog que tem de tudo um pouco. «EU POSSO RESISTIR A TUDO EXCETO À TENTAÇÃO»

Um blog que tem de tudo um pouco. «EU POSSO RESISTIR A TUDO EXCETO À TENTAÇÃO»

Mulher

A 8 de março celebra-se o Dia Internacional da Mulher. Nesse dia são muitas as mulheres que se distanciam do seu lugar de conforto, para um jantar, uma noite de diversão e até mesmo para assistir a um strip masculino. Será que todas as mulheres têm direito a este dia?


O dia Internacional da Mulher teve a sua origem nas manifestações das mulheres russas, pelas melhores condições de trabalho e vida. Manifestações, essas que ocorreram durante a 1ª Guerra Mundial. No entanto, a ideia de celebrar o dia Internacional da Mulher já tinha surgido no início do século XX, na Europa e nos Estados Unidos no contexto da luta das mulheres pelas melhores condições e direito ao voto.


No ano de 1975 foi declarado pela ONU, Organização das Nações Unidas, o ano Internacional da Mulher e em dezembro de 1977 o dia Internacional da Mulher foi adotado para lembrar as conquistas sociais, económicas e politicas das mulheres.
De acordo com as Nações Unidas as mulheres tem direito: à vida; à liberdade e à segurança pessoal; à igualdade e estar livre de todas as formas de discriminação; à liberdade de pensamento; à educação; à privacidade; à saúde; decidir ter filhos ou não; a construir relacionamento e planejar a sua família; a não ser submetida a torturas e maus-tratos; à liberdade de reunião; aos benefícios do progresso científico.


Apesar de serem doze os direitos das mulheres, muitas ainda não os têm. É ridículo quando em pleno século XXI, muitas mulheres não poderem usufruir dos seus próprios direitos.


Vamos zelar pelos direitos da MULHER!


Fábio Belo

mul.jpg