Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Glamour da Palavra

Um blog que tem de tudo um pouco. «EU POSSO RESISTIR A TUDO EXCETO À TENTAÇÃO»

Um blog que tem de tudo um pouco. «EU POSSO RESISTIR A TUDO EXCETO À TENTAÇÃO»

Vi o meu concelho em chamas

FOGO7.jpg

 Vi o meu concelho em chamas. Vi o culminar do fogo. Presenciei a angústia, o desespero e o pânico das minhas gentes. Viveram-se dias de terror.


Noticiei no final da tarde de 25 de julho que o incêndio de Castelo Branco já estava no concelho Nisa. Ninguém esperava o que estava para vir. Horas depois já me encontrava no Arneiro, na freguesia de Santana. O incêndio estava fora de controlo.


Na quarta-feira, 26 de julho, várias aldeias estiveram em perigo e foram evacuadas. No dia seguinte, 27 de julho, tudo parecia estar mais calmo. O incêndio ganhava força a cada metro que avançava. A noite infernal estava a chegar. Novamente várias aldeias estiveram de ser evacuadas. O perigo era eminente.


Durante estes dias presenciei ao ESFORÇO e GARRA dos nossos bombeiros. Foram infatigáveis. Lutaram a cada minuto com determinação. Foram muitos os populares que se juntaram aos nossos soldados da paz para combaterem as chamas. O Município foi incansável. A ajuda foi imensa. Foram várias as ondas de solidariedade que se juntaram a esta causa.


Agora resta uma imensidão cinzenta e negra. Felizmente não houve desalojados, nem mortes. Houve vidas de trabalho destruídas em minutos, em segundos. Acredito na força das gentes do meu concelho e na sua garra.


O rosto das gentes de Nisa deixava transparecer a angústia, mas também deixava transparecer a coragem em lutar.

FOGO6.jpg

Slide1.JPG

 

Slide2.JPG

 

Slide4.JPG

 

Slide5.JPG

 

Slide9.JPG